28 de julho de 2011

A Fé

A fé é algo extraordinário. Ela é a única ponte que nos liga à Deus. É somente através dela que podemos ter contato com Ele.

Mas... O que exatamente é a fé?
"Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que não se vêem." 
Hebreus 11:1

Neste versículo, fica claro que é pela fé que conseguimos crer na realização daquilo que esperamos, ou seja, no cumprimento das promessas do SENHOR. E é também por ela que cremos naquilo que não podemos ver, inclusive na existência do próprio Deus! Concluindo: se não tivermos fé, certamente não terá nenhuma possibilidade de crermos em Deus. Por isso, também está escrito: "sem fé é impossível agradar a Deus." (Hebreus 1:6)

Logo, o primeiro passo para manter um relacionamento com Deus é ter fé.

Mas... Todo mundo tem fé!
Até mesmo se você visitar um presídio e perguntar aos detentos se eles tem fé, praticamente todos responderão que sim. E tratam-se de ladrões, bandidos, corruptos, estupradores, e toda sorte de pessoas que praticaram o mal. Mas por que isso acontece? Por que existem tantas pessoas que dizem acreditar em Deus, e ainda assim, agem de forma errada?
Isso ocorre porque essas pessoas possuem a fé emotiva (natural), e não a fé inteligente (sobrenatural).

Fé Emotiva x Fé Inteligente
A fé emotiva é a fé natural, aquela que todos nós já possuímos por natureza. As pessoas que tem esse tipo de fé tem-na não apenas em Deus, mas também em horóscopos, superstições, sorte e outras coisas que elas não podem ver, mas acreditam que são reais. Os que são adeptos a essa fé, são escravos de suas próprias emoções. Ou seja, sua fé oscila entre a força e a fraqueza dependendo da situação pela qual a pessoa passa. A fé emotiva faz com que um "crente" viva anos e anos dentro de uma igreja sem conhecer a Deus realmente. Resumindo: essa fé não produz nenhum resultado, e "a fé sem obras é morta" (Tiago 2:26). E é por isso que, de forma alguma, ela pode agradar a Deus.

Já a fé inteligente é a fé sobrenatural, aquela que nos faz crer não apenas na existência de Deus, mas também no caráter Dele, e, além disso, é por causa dela que conseguimos nos submeter à Sua palavra. Esse tipo de fé usa a razão como ponto de partida. "Ora, se está escrito (na Bíblia), certamente irá acontecer" ou "Bom, já que foi Deus quem prometeu, Ele há de cumprir", são pensamentos provenientes da fé inteligente. Essa fé leva as pessoas a conhecerem a Deus e a alcançarem toda a plenitude prometida por Ele, como a salvação, um bom casamento, prosperidade, saúde, sucesso e felicidade completa. É ela que a Palavra diz ser agradável a Deus. E essa fé sim produz frutos, move montanhas e faz com que vidas sejam mudadas.

Como identificar o seu tipo de fé
• Sinais da fé emotiva (natural):

- Você se sente forte quando está dentro da igreja, mas, assim que sai de lá, se sente fraco e desanimado;
- Seu humor varia com a situação que você está enfrentando. Você fica extremamente feliz quando algo bom acontece, mas fica muito desanimado quando acontecem coisas ruins;
- Você tem anos de igreja, mas sua vida continua a mesma;
- Você não consegue vencer a si mesmo e nem o pecado;
- Você se emociona facilmente com cantos, adora a Deus apenas com os lábios, enquanto tem uma vida que glorifica o diabo.

• Sinais da fé inteligente (sobrenatural):

- Você crê que é forte, embora às vezes não sinta essa força, e é a mesma pessoa dentro e fora da igreja;
- Você sempre está em paz e conviccto, até mesmo quando vem as situações contrárias,
- Não importa o tempo que você tem de igreja, sua vida sempre está em crescimento;
- Você vence o seu "eu" todos os dias, e por isso consegue resistir ao pecado;
- Você adora a Deus não apenas com os lábios, mas a sua própria vida glorifica a Ele, tanto que as outras pessoas conseguem perceber que você é diferente por servir a Deus.

O Poder da Fé
A fé, quando cultivada e praticada como Deus orienta, tem um poder surpreendente. Através dela "nada vos será impossível" (Mateus 17:20). E o próprio Senhor Jesus afirmou que a responsável pela cura de muitos foi a fé destes, como está escrito "tua fé te salvou" (Marcos 5:34) e "conforme vossa fé; seja-vos feito." (Mateus 9:29). Assim, podemos concluir que tudo é feito conforme a nossa fé.

"[...] a fé vem do ouvir, e o ouvir, pela palavra de Cristo." 
Romanos 10:17

Sua fé vem através do que você está fazendo agora. Você está tendo acesso à Palavra de Deus. E esse primeiro post é sobre a fé porque é ela que será despertada sempre que você ler estas palavras, como também é ela que te levará à Deus.

Qual é o seu tipo de fé neste momento? O que é preciso fazer para mudar ou conservar a fé que você tem até então? O que você pode conquistar através da sua fé, mas ainda não conquistou?

Quem tem ouvidos para ouvir, ouça.

Um comentário:

  1. Meu amor,
    Glória a Deus pela sua vida e por este blog!
    Tenho certeza que ele vai trazer cura, restauração e conversões, em nome de Jesus.
    Que cada dia mais, você venha a desfrutar de tudo aquilo que o Espírito Santo tem te dado e colocado em suas mãos, para levar o evangelho. Que Ele te capacite e fortaleça nessa nova etapa de sua vida.
    Conta comigo pro que precisar. Eu te amo s2

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.