12 de agosto de 2011

Com o que você tem se preocupado?

Vivemos com a mente entupida de coisas. São muitos problemas, compromissos, tarefas, ocupações... Temos mil e uma preocupações, aqui e ali, sobre o hoje e sobre o amanhã, em relação a nós e em relação aos outros. Essas preocupações perturbam a nossa cabeça, inquieta o nosso coração, e pode até mesmo nos cegar. Se preocupar faz parte da vida humana, mas nem sempre nos preocupamos com aquilo que realmente importa.

O Senhor Jesus mostrou exatamente isso quando visitou a casa das irmãs Marta e Maria. A história bíblica (registrada em Lucas 10:38-42) relata que, enquanto Marta se preocupava com as muitas tarefas domésticas, Maria estava sentada aos pés de Jesus, ouvindo Sua palavra. Marta, indignada, disse: "Senhor, não te importas que minha irmã me deixe servir sozinha? Dize-lhe, pois, que me ajude." (Lucas 10:40) Porém, o Senhor Jesus respondeu: "Marta, Marta, estás preocupada e agoniada com muitas coisas. Mas somente uma coisa é necessária; e Maria escolheu a parte boa, a qual não lhe será tirada." (Lucas 10:41-42) Ou seja, Marta preocupava-se apenas com as coisas externas, visíveis e dispensáveis, enquanto Maria preocupava-se com as internas, invisíveis e essenciais.

Talvez, amigo(a), você tem perguntado à Deus: "Oh, Deus, o Senhor não se importa com o que está acontecendo comigo? Será que o Senhor não vê esse meu problema?". Mas e você? Está se importando com Ele? As suas murmurações podem tapar seus ouvidos, e por isso você não está conseguindo ouvir a voz de Deus. É lógico que Deus se importa com sua vida, amigo(a). Mas Ele não pode fazer nada se suas preocupações neutralizam a sua fé.
Você sabe exatamente qual é a parte boa que Maria escolheu, e que não lhe foi tirada? Você quer saber com o que realmente você deve se preocupar?

Mais à frente, Jesus proferiu uma parábola que pode responder a essas perguntas. Nela, Ele conta a história de um homem muito rico, que passou a vida preocupando-se com suas riquezas, onde armazená-las e como desfrutá-las. Por fim, Jesus disse "a ele": "Néscio! Esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será?" (Lucas 12:20).

Logo, percebemos que, em primeiro lugar, devemos nos preocupar com a nossa salvação (ou seja, com nossa comunhão com Deus e com nossos deveres espirituais). Porque, conforme está escrito, "buscai primeiramente o Reino de Deus e sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas." (Mateus 6:33). Se dermos prioridade ao Reino de Deus, Ele acrescentará todas as outras coisas, amigo(a), e isso inclui a solução de todos os nossos problemas. Solução que nossas preocupações não podem garantir.

Não importa qual seja o problema ou dificuldade que você esteja passando. Deus tem caráter e poder suficiente para te dar a vitória. Você entrega suas preocupações para Ele quando prioriza sua vida com Deus. Se você depositar suas lutas nas mãos Dele, logo as suas preocupações se tornarão preocupações de Deus. Imagine só, Deus se preocupando com suas coisas! Quando isso acontece, é impossível você obter um resultado negativo.

Deus se importa com você, mas Ele apenas vai se preocupar quando você tiver um compromisso com Ele. Quando você escolher a boa parte. E ela não lhe será tirada.

Com o que você tem se preocupado? Para quê ou quem você está dedicando a sua vida? O que tem te tirado a paz e neutralizado a sua fé? Para quem você tem preparado a sua alma?

Quem tem ouvidos para ouvir, ouça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.