4 de agosto de 2011

Por que devemos ir à igreja?

Essa é uma pergunta que tem sido feita por muitas pessoas, e que fica sem resposta na maioria das vezes. Temos visto gente que usa argumentos como: "Ora, se Deus está em todo o lugar, não precisamos ir à igreja para buscá-lo", ou "Não preciso ir à igreja. Já acredito em Deus e sei tudo a Seu respeito" ou até mesmo "As igrejas tem se tornado um comércio de almas, existem muitas instituições que enganam e manipulam as pessoas". Tais argumentos podem ter fundamento à vista dos homens, mas não podem justificar ninguém diante de Deus.

Vamos raciocinar. Você, leitor(a), tem amigos. E você pode conversar com eles a qualquer momento, e de várias formas diferentes: internet (sites de relacionamento, MSN, bate-papo, e-mail) e celular (ligações, mensagens de texto), por exemplo. Mas por que você ainda marca de se encontrar com eles? Por que, por mais que vocês mantenham contato pelas formas citadas acima, ainda separam um tempo para um visitar o outro em casa? Porque o contato indireto não se compara ao contato pessoal. Quando estão juntos de fato, cara a cara, fazem coisas que não podem fazer pela internet ou pelo celular, se divertem mais, ganham mais intimidade e ficam mais próximos. Esse contato pessoal fortalece a amizade, e faz com que ela seja forte e duradoura.

O mesmo acontece entre você e Deus.

Vivemos em um mundo sujeito a coisas ruins. Esse ambiente mundano não possui nada a favor da nossa fé. Pense: aonde quer que você vá, se depara com injustiças, violência, dificuldades, desafios, barreiras, ódio, carnalidade e emoções, não é mesmo? E de onde você e eu poderemos tirar forças para vencer tudo isso? É lógico que essa força apenas Deus pode nos dar.

A igreja é o lugar onde tudo é propício e construtivo à nossa fé. A palavra que ouvimos, as coisas que fazemos. Quando você vai à igreja, automaticamente está dizendo para Deus: "Oh, Deus, eu reservo esse tempo do meu dia (ou semana) para o Senhor, mostrando a consideração que tenho por Ti, e, mais do que isso, o quanto eu preciso ser constantemente renovado e orientado pelo Teu Espírito".

Deus nunca tem algo velho a falar com você. Ele sempre te dá uma palavra (direção) nova, justamente para que você conquiste e viva coisas novas. É por isso que quem anda com Deus anda em novidade de vida, e quer sempre alcançar mais e mais Dele. E Deus fala com você através dos profetas (que, nos dias de hoje, são os bispos e pastores) e também através do Espírito Santo. Portanto, não despreze o que essas duas partes orientam, pois, na verdade, elas são uma só, e vem de Deus.

Aqui seguem algumas orientações a respeito disso:

"Lembrai-vos de vossos pastores, que vos falaram a palavra de Deus; considerai o resultado de sua conduta e imitai sua fé" (Hebreus 13:7)
"Obedecei a vossos pastores e sujeita-vos a eles; porque velam por vossas almas" (Hebreus 13:17)
Logo, devemos não apenas ter consideração pelos homens de Deus que pregam no altar, como também devemos imitar a fé deles e seguir a sua orientação, já que eles estão preocupados com a nossa alma.

"Tendo, portanto, um grande Sumo Sacerdote que passou através dos céus, Jesus, o filho de Deus, guardemos nossa confissão. Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se de nossas fraquezas, porém um que em tudo foi tentado à nossa semelhança, mas sem pecado" (Hebreus 4:14-15)
Ou seja, você não precisa confessar seus pecados para ninguém que não seja o Senhor Jesus. E nem fique confiando em qualquer pessoa para contar sobre sua vida e sobre o que você é. Vá na sua fé, porque você só tem que se abrir e acertar contas com Deus.

"provai se os espíritos procedem de Deus" (1 João 4:1)
Cuidado com os falsos profetas. Você pode provar se o espírito é de Deus ou não, se o ensinamento dado por ele tem fundamento na Bíblia.

"sede praticantes da Palavra, e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos" (Tiago 1:22)
O fato de você ir à igreja não adianta nada se você não pratica a Palavra que ouve. Nem todos os que estão dentro da igreja são de Deus, mas todos os que são de Deus estão dentro da igreja.

"Buscai ao Senhor enquanto pode ser encontrado, chama-lhe enquanto está perto" (Isaías 55:6)
Aproveite a oportunidade de buscar a Deus. Um dia ninguém mais terá essa chance.

Deus é o nosso melhor amigo. Mas se você limitar essa amizade à "internet" e às "ligações", logo logo ela se esfriará, deixará de existir, e vocês passarão a ser dois desconhecidos.

Quem tem ouvidos para ouvir, ouça.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.