9 de setembro de 2011

Você é um chamado ou um escolhido?

Convido você, amigo(a), a refletir sobre esta passagem:

"Porque muitos são os chamados, mas poucos os escolhidos." (Mateus 22:14)

O que será que Deus quer dizer com isso?

Bom, de início, é notável que Deus se refere a dois grupos distintos de pessoas. O grupo dos chamados e o grupo dos escolhidos. Em segundo lugar, podemos perceber que todos os escolhidos foram chamados, mas nem todos os chamados foram escolhidos. Mas por quê isso acontece? Ora, Deus não faz acepção de pessoas, conforme está escrito: "para Deus, não há acepção de pessoas" (Romanos 2:11). Logo, não é Ele quem faz a minoria das pessoas ser escolhida. Mas é essa minoria que se faz escolhida por Deus.

Os chamados são todos aqueles que tiveram acesso à Palavra de Deus. Dessa forma, eles foram convidados a fazerem parte do Reino dos Céus e a terem uma aliança com Deus. Esse é o grupo da maioria. Infelizmente, muitos ignoram o chamado de Deus. E de repente, amigo(a), você pode até ter aceitado a Palavra e "recebido" o Senhor Jesus como seu Senhor e Salvador, mas se você busca apenas os seus próprios interesses, esquecendo-se dos planos e da vontade de Deus, então você é apenas um chamado.

Já os escolhidos são aqueles que não apenas tiveram acesso à Palavra, como também a aceitaram, e se agarraram a ela com todas as suas forças. As principais características de um escolhido são estas: ele se coloca à disposição de Deus (para que os planos Dele se realizem em sua vida) e tem coragem. O escolhido sabe muito bem o que quer, é uma pessoa de visão. Ele tem o desejo de se destacar, não aceita ser apenas mais um. O escolhido luta para ter uma vida que glorifique ao Senhor Jesus. Ele é a testemunha do caráter de Deus aqui na terra.

Então, amigo(a), a questão é: você é um chamado ou um escolhido?

Se você é um chamado, tem a chance de se tornar um escolhido. Como eu já disse, é você mesmo quem pode fazer isso. Sabe como? Bom, inicialmente, Deus precisa ver em você o desejo de honrá-lo. Então você precisa ter dentro de si esse desejo sincero. Honrar a Deus é buscar tudo aquilo que é do interesse Dele. Por exemplo: é do interesse de Deus que você seja salvo, que você ganhe almas, que você se case, que você prospere, e que você seja um referencial. Assim, você terá uma vida que glorifica a Ele, e, quem olhar para você, notará a diferença. Essa diferença é a presença de Deus em sua vida! "Então, voltareis a discernir entre o justo e o perverso, entre o que serve a Deus e o que não serve." (Malaquias 3:18) E, por fim, para você ser um escolhido você precisa ter coragem. Coragem de se expor, coragem para assumir a fé, coragem para enfrentar os desafios, coragem para ir para o "tudo ou nada". A partir do momento que você adquire essas características, você passa de chamado a escolhido. Primeiro a pessoa se escolhe para Deus. Logo, Deus a escolhe, já que encontrou nela a oportunidade de Se manifestar para o mundo.

Se você quer ser apenas mais um, viver como todo mundo ou se você é covarde, o posto de escolhido não é para você, amigo(a). Se necessário, Deus usa até os incrédulos corajosos, mas não os crentes covardes (foi exatamente o que Deus fez, usando os maus e os servos de Belial para lutarem ao lado de Davi - 1 Samuel 30:22). E você, escolhido(a), persevere nessa fé. Deus certamente quer Se dar a conhecer através do seu testemunho de vida.

"Deus não escolhe os capacitados, capacita os escolhidos. Fazer ou não fazer algo só depende da nossa vontade e perseverança." - Albert Einstein

Quem tem ouvidos para ouvir, ouça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.