18 de janeiro de 2012

13 passos para atrasar a bênção - 2º passo

O 2º passo para atrasar sua bênção é: se acomodar.

"Disseram a Moisés: Não havia sepulcros no Egito para nos tirares de lá para que morramos no deserto? Por que nos fizeste isso, tirando-nos do Egito? Não é isso o que te falamos no Egito, dizendo: Deixa-nos servir os egípcios? Pois melhor nos fora servir os egípcios que morrermos no deserto." 
Êxodo 14:11-12

Antes de serem libertos, os israelitas clamaram a Deus para que os livrassem da opressão dos egípcios. Mas quando Deus deu a oportunidade para eles se libertarem, logo despertaram um espírito de comodidade em relação à sua vida passada. Traduzindo de forma clara: naquele momento, eles preferiam continuar tendo uma vida de escravidão do que enfrentar os desafios que levariam à liberdade.

Essa é a principal características dos acomodados: eles preferem continuar vivendo a mesma vida miserável do que arriscar-se para conquistar uma vida melhor.

Através da reflexão de tal palavra, creio que, embora o povo anteriormente clamasse por libertação, no fundo no fundo, nunca esteve disposto a pagar o preço para alcançá-la. Os israelitas clamaram a Deus, mas queriam que tudo fosse entregue "de bandeja", de um jeito fácil e rápido. E foi só a situação se agravar que logo desistiram do sonho de ser livre, acomodando-se com a ideia de escravidão e desejando nunca ter saído do Egito.

Agora é hora de olhar para si mesmo. Quem sabe amigo(a), você tem desejado alcançar algo novo e melhor em sua vida, e até tem clamado muito a Deus para que isso aconteça. Mas será que você está mesmo disposto a sair de sua zona de conforto e partir para o tudo ou nada? Será que, no fundo no fundo, você é um acomodado?

Para as pessoas acomodadas, tudo sempre está bom. E, ainda que elas tenham o poder em mãos para melhorar a situação, preferem deixá-la como está, temendo a possibilidade de que o futuro possa ser pior do que o presente.

É como se Deus estivesse dizendo: "Fulano, faça isso, vá para lá, acorda pra vida, não tá vendo que essa é a sua oportunidade?". E a pessoa responde: "Me deixa quieto, Deus, estou muito bem assim." (assim como os israelitas diziam no Egito: "Deixe-nos servir os egípcios".)

Deus nunca foi e nunca será acomodado. Ele sempre fez e continua fazendo de tudo para alcançar o seu objetivo de salvação, tem nos dado oportunidade, enviado servos fiéis, colocado à prova Sua palavra. Sendo assim, como poderia Ele fazer parceria com um acomodado?

Quando você se acomoda, fica apoiado nos fundamentos frágeis do presente, acaba adiando o seu sonho e, até mesmo, perdendo o seu futuro.

A acomodação pode te fazer esperar 40 anos.

Quem tem ouvidos para ouvir, ouça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.