27 de janeiro de 2012

13 passos para atrasar a bênção - 4º passo

O 4º passo para atrasar sua bênção é: murmurar.

"Então, o povo murmurou contra Moisés, e disse: Que havemos de beber?" 
Êxodo 15:24

Depois de conquistar a vitória no Mar Vermelho, os israelitas caminhavam pelo deserto. Eles ficaram três dias caminhando sem achar água. Foi quando eles tiveram sede e murmuraram contra Moisés, como podemos ver no versículo acima.

Logo a frente, o povo de Israel murmurou outra vez - agora em relação à comida - e veja só o que Moisés respondeu a ele:

"Vossas murmurações não são contra nós, mas sim contra o SENHOR." 
Êxodo 16:8

E, novamente, os israelitas - uma vez que não aprenderam - murmuraram (por causa de água outra vez!). Moisés logo respondeu:

"Por que contendeis comigo? Por que tentais ao SENHOR?" 
Êxodo 17:2

Note amigo(a) que o povo murmurava contra Moisés. Mas, na verdade, a murmuração dele era contra o próprio Deus.

Quando alguém murmura contra os próprios pais, os próprios patrões, contra os pastores, bispos, etc. e até mesmo contra a situação, na verdade, está murmurando contra o próprio Deus. É como se essa pessoa estivesse questionando o por quê de ela estar passando por aquilo, como se Deus não fosse capaz de ver do que ela precisa.

Podemos notar que os israelitas murmuravam em relação às coisas mais básicas - e essenciais - como água e comida. Ora, Deus certamente sabia que eles precisavam beber e comer - ainda mais no deserto! - mas o povo, diante do desespero, esqueceu-se disso. Israel deixou de crer em Deus quando o vento soprou ao contrário, desconsiderando todas as grandes vitórias que Ele proporcionou.

Deus conhece cada um de nossos desejos e necessidades, amigo(a), e Ele satisfará todos no tempo certo. O que nós não podemos fazer de forma alguma é questionar o tempo e a atitude de Deus. Ele não falha, nunca falhará. Então para quê contender com Ele?

Nós humanos costumamos ser bem egoístas. Em meio a uma situação difícil, enxergamos apenas nosso próprio umbigo. Muitas vezes, até sem perceber, desejamos que Deus e o mundo se dane porque queremos isso ou aquilo imediatamente!

Quantas vezes, em meio a uma situação complicada, você murmurou contra Deus, dizendo: O que vai ser agora? O que o SENHOR irá fazer? Por que isso está acontecendo? Deus, o SENHOR não vê que eu "estou com sede", "que estou com fome"?

Deus está no controle de tudo, então tudo coopera para o seu bem (é claro, se você ama a Deus - Romanos 8:28), ainda que à primeira vista seja algo ruim. Seja uma injustiça em casa, no trabalho ou até mesmo na igreja, no final das contas, isso fará bem a você - te dará experiência e amadurecimento.

A murmuração pode te fazer esperar 40 anos.

Quem tem ouvidos para ouvir, ouça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.