28 de fevereiro de 2012

5 coisas que você precisa saber sobre o Espírito Santo

1. Ele não é conquistado facilmente, por acaso ou de forma automática. Muitos cristãos se enganam pensando já possuírem o Espírito Santo somente pelo fato de estarem na igreja por determinado tempo. Para receber o Espírito do Altíssimo, é necessário uma busca incessante voltada justamente para isso. Mas a busca não é tudo, antes dela, evidentemente, deve haver da parte do indivíduo o arrependimento sincero de seus pecados, a renúncia de sua antiga vida e a entrega total e incondicional dela a Deus. Você deve mostrar a Ele o quanto você quer e precisa de Seu espírito. Poderia, porventura, o Espírito Santo dividir um corpo com um espírito maligno ou com o pecado? Deus não nos dá Seu Espírito por medida, assim como também não aceita apenas metade do nosso ser. Ou é tudo, ou é nada.

"[...] o reino dos céus é tomado por esforço, e os que se esforçam se apoderam dele"
Mateus 11:12

2. Ele Se caracteriza principalmente fora da igreja. O Espírito Santo não se resume ao falar em línguas, cantar louvores ou chorar na presença de Deus. Mas vemos se uma pessoa realmente O possui ou não através das atitudes e de seu comportamento fora da igreja. Até porque existem "cristãos" que dentro da casa de Deus são uma coisa, e no mundo lá fora são outra. É lógico que todos nós temos erros, cometemos falhas, e nunca seremos perfeitos, ainda que o Espírito de Deus habite em nós. Mas os nascidos do Espírito não vivem preocupados ou ansiosos, nem guardam mágoa e nem maltratam as pessoas, são pacientes e excelentes em tudo que fazem. São exemplo dentro da própria casa, no trabalho e na escola. Sabem muito bem onde querem chegar, têm objetivos e metas. São bem definidos, corajosos e nunca desistem. Se diferem em tudo em relação às pessoas que não são batizadas com o Espírito Santo.

"Este povo honra-me com os lábios, mas o seu coração está longe de Mim. E em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos de homens." 
Mateus 15:8

3. O Espírito Santo é consolador, conselheiro, guia, auxiliador. Portanto, Ele não te usará como um robô, mas Ele te dirá - através da Sua Palavra, de pensamentos, idéias e reflexões divinas - o que você deve ou não fazer. O Espírito Santo guia, orienta, mas nunca manipula. Ele trabalha a medida que for encontrando espaço em você. Por isso, a mudança não ocorre de um dia para o outro. Quando a pessoa recebe o Espírito de Deus, ela passa a ter a mente de Cristo, ou seja, sua visão e ótica em relação a tudo que a cerca, muda. Mas a mudança completa, de fato, nunca termina. É lenta e gradual. O Espírito Santo molda a pessoa com o tempo, pouco a pouco, usando até experiências pessoais para isso.

"o Consolador, o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo o que vos tenho dito" 
João 14:26

4. Ele está sujeito ao nosso espírito. Como já mencionei anteriormente, receber o Espírito Santo não significa que a partir de então seremos perfeitos. Tentaremos alcançar a perfeição do Senhor Jesus, mas logicamente não poderemos alcançá-la em sua plenitude porque somos humanos e carnais. Como também já disse, o Espírito de Deus não manipula, mas auxilia. Logo, Ele está sujeito ao nosso espírito; ou seja, não perderemos a essência de nossa personalidade ao recebê-Lo. O Consolador abrirá nossos olhos para não alimentar aquela natureza adâmica, que é egoísta, ciumenta, prepotente, geniosa. Mas não mudará nosso jeito único de ser, seja extrovertido, tímido, engraçado, sério, elétrico, tranquilo ou direto.

“Não que eu o tenha já recebido ou tenha já obtido a perfeição; mas prossigo para conquistar aquilo para o que também fui conquistado por Cristo Jesus...” 
Filipenses 3:12


5. Você pode perdê-Lo. O Espírito Santo orienta, mas se você deixa de seguir Sua orientação, cair em pecado e perder sua comunhão com Deus, o Espírito do Altíssimo imediatamente te abandonará. E quando isso acontece, um espírito maligno não perderá tempo e, na mesma hora, entrará na alma que ficou vazia e vulnerável - a exemplo do que ocorreu com Saul, primeiro rei de Israel (1 Samuel 16:14). Portanto, o Espírito de Deus estará com você enquanto você estiver com Ele. Ele te guiará e protegerá enquanto você ouvir Sua voz. A partir do momento que você O rejeita, satisfazendo a sua própria carne, Ele também o rejeitará.

"Visto que rejeitaste a palavra do SENHOR, Ele também te rejeitou a ti" 
1 Samuel 15:23


"Se alguém Me ama, guardará a Minha palavra; e meu Pai o amará, e Viremos para Ele e Faremos nele morada."
João 16:23


Quem tem ouvidos para ouvir, ouça.

Um comentário:

  1. Olá Stephanie! Como não consegui te seguir pela minha conta, estou seguindo por outra que fiz; afinal, a mulher 'V' tem que dar um jeitinho né? rs.
    Gostei muito do seu blog, é bastante edificante; principalmente essa postagem sobre o Espírito Santo, pois Ele é a base de tudo que precisamos.
    Obrigada pelas visitinhas que vocÊ fez no meu,
    Bjinhos.. Na fé ^^

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.