17 de maio de 2012

13 passos para atrasar a bênção - 11º passo


O 11º passo para atrasar sua bênção é: Ser provado e reprovado.

"te trouxe o SENHOR, teu Deus, estes quarenta anos no deserto, para te afligir, para te provar, para saber o que havia em teu coração, se guardarias ou não Seus mandamentos." 
(Deuteronômio 8:2)

Quando Deus prova uma pessoa, ele quer saber o que verdadeiramente há no coração dela.

Não que Ele não pudesse saber sem provação, mas porque ela é necessária para o discernimento entre aquele que é de Deus e aquele que não é - até mesmo como exemplo diante dos homens. Deus quer saber até onde vai a nossa fé, até onde obedeceremos a Ele em um momento crítico.

Em outras palavras: Deus quer pessoas que foram provadas e aprovadas ao Seu lado. Os que são reprovados, não conseguirão permanecer com Ele.

Muitos do povo de Israel foram reprovados diante de Deus. Esses não conseguiram chegar à terra prometida. Eles pereceram no meio do caminho. O que tinha no coração deles fora revelado, e Deus não se agradou do que eles eram por dentro - rebeldes, desobedientes, orgulhosos, descrentes, etc.

Apenas os aprovados chegaram à terra prometida.

O deserto foi uma obra do próprio Deus para "peneirar" o Seu povo, para separar o joio do trigo, para que houvesse diferença entre os que confiavam Nele e os que não confiavam.

Mas Deus sempre está conosco em meio ao deserto (provação), conforme está escrito:

"E te afligiu e te fez ter fome, e te sustentou com o maná [...] Tua veste nunca envelheceu sobre ti, nem teu pé inchou nestes quarenta anos." 
Deuteronômio 8:3 -4

Apesar da dificuldade da provação, Deus nos conserva para que consigamos chegar até o fim. Ele nunca permite que algo de mal nos suceda.

Logo, se Deus é com todos aqueles que Ele prova, o erro dos reprovados está justamente neles mesmos, e se manifesta através das atitudes e decisões que eles tomam no deserto. Deus sempre está disposto a nos estender a mão, mas os reprovados simplesmente ignoram a ajuda de Deus - e alguns até se voltam contra Ele.

Quando falo de provação, não o digo para que você amigo(a) aceite os problemas de sua vida pensando que é "a sua cruz". Você tem que partir para cima do inimigo, se revoltar contra a situação, e lutar contra ela até que Deus te dê a vitória. Pode parecer um longo deserto, mas Deus te sustentará e conservará se você permanecer confiando Nele. Lembre-se que Deus não permite que passemos por situações que não podemos suportar. 

O ser provado e reprovado pode te fazer esperar 40 anos (e até mais do que isso).

E quem tem ouvidos para ouvir, ouça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.