4 de maio de 2012

13 passos para atrasar a bênção - 9º passo

O 9º passo para atrasar a sua bênção é: ficar preso(a) ao passado.

“Porventura, é pouco que nos fizestes subir de uma terra que mana leite e mel, para nos fazer morrer no deserto...?” 
Números 16:13

Nesse versículo, vemos claramente que o povo de Israel sentia saudades do Egito. Por ainda não terem conquistado a terra prometida, ficavam relembrando as “vantagens” que tinham em morar lá. Sim, o Egito era uma terra rica e próspera, mas os israelitas só se recordavam dessa parte em um momento difícil (deserto), esquecendo-se de que lá eram escravos – e muito maltratados.

Tem muita gente hoje sentindo saudades do Egito.

Pessoas que dispuseram a seguir o Senhor Jesus, mas que, por ainda não haverem alcançado aquilo que queriam, desejam voltar à antiga vida de escravidão.
Quando as pessoas se voltam para Deus, imediatamente, Ele as tira da escravidão do pecado. Mas com o passar do tempo, muitas acabam se lembrando de algumas “vantagens” que tinham quando estavam sob essa condição escrava, desejando, em seus corações, voltar para o lugar de onde demoraram tanto para sair.

Falando sobre isso, me recordo de um testemunho de uma ex-obreira que ouvi na rádio. Ela decidiu abandonar a obra porque, até então, não havia alcançado a bênção na vida sentimental, lembrando-se da época em que vivia no mundo e tinha todos os homens que queria. Então saiu da obra, saiu da igreja, saiu da presença de Deus e voltou correndo para a terra de escravidão. Resultado: passou por coisas horríveis, humilhações e sofreu ainda mais do que antigamente. E tudo porque sentiu saudades do passado, da vida ruim fantasiada de perfeita. Sentiu saudades de ser escrava do pecado.

Infelizmente, muitos são os casos semelhantes. Não apenas na vida sentimental – embora eu creia que ela seja a causa na maioria dos casos -, como também na vida financeira, por exemplo, na qual, antigamente, muitos se enriqueciam rapidamente através de roubo, suborno, etc. E quando aceitaram o Senhor Jesus, notaram que prosperar tornou-se um processo um pouco mais lento, difícil e gradual. Então, acabam abandonando a presença de Deus para voltarem a se enriquecer de forma fácil e imediata.

“[...] os tirei da terra do Egito, para ser vosso Deus.” 
Levítico 22:33

Deus nos tirou da escravidão para ser nosso Deus. Ele nos deu a verdadeira liberdade – embora muitos se iludam pensando que viver à sua maneira é o único jeito de ser livre. Liberdade para recomeçarmos, para conquistarmos coisas novas e melhores, para sonharmos e realizar nossos sonhos. Liberdade para seguirmos em frente.

Deus nunca demora, ele capricha. O que Ele tem a oferecer é muito melhor do que o mundo te ofereceu um dia. Afinal, quem você acha que pode te dar uma vida melhor? Deus ou o diabo?

E para você que está passando pelo deserto: a terra que mana leite e mel é a que você ainda irá conquistar, e não a que você tinha antigamente.

O ficar preso ao passado pode te fazer esperar 40 anos.

E quem tem ouvidos para ouvir, ouça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.