2 de maio de 2012

O Reino de Deus e as demais coisas

"mas buscai primeiramente o Reino de Deus e sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas." 
Mateus 6:33


Muita gente tem se acomodado ao ler esse versículo - embora não fosse essa a intenção do Senhor Jesus ao inseri-lo em Sua palavra. Se acomodam porque não buscam a fundo o seu verdadeiro significado. Nunca pense que a Palavra de Deus possui uma interpretação óbvia - ela pode ser muito mais profunda do que se pensa. 

Procuremos, agora, meditar e descobrir o que o Senhor Jesus realmente quis dizer.

"mas buscai primeiramente o Reino de Deus..."

Mas o que seria o Reino de Deus?
O Reino de Deus é a morada eterna com o Altíssimo. Diz respeito à salvação da alma. Portanto, em primeiro lugar, temos que nos esforçar para entrar no Reino de Deus.

Ok. Você se entrega ao Senhor Jesus e é salvo hoje. Mas como se conservará salvo até o fim dos tempos?
Não é difícil ser salvo. Difícil é manter-se salvo.
Muitas pessoas se esquecem disso. Conquistam a salvação em um determinado momento, mas não buscam aquilo que a conservará.
Se você é salvo uma vez, não garante que estará salvo para sempre. Depende de você. 
Você aceita Jesus dentro da igreja e é salvo. Mas e quando você sair para enfrentar o mundo lá fora? Quem poderá ajudá-lo a manter-se puro, íntegro e reto aos olhos de Deus?

O Espírito Santo.
Essa é a função dele.

Quando você tem o Espírito Santo, você busca a justiça de Deus ("e sua justiça..."). Justiça para sua própria vida e para a vida de outras pessoas.

Daí, as demais coisas serão acrescentadas. Não de forma automática - como pensa e deduz a maioria -, mas sim porque o Espírito Santo te dará direção, coragem e força para lutar e conquistar o resto que falta - na vida sentimental, familiar, financeira, etc.

As demais coisas não serão acrescentadas porque você entrou no Reino de Deus, mas sim porque você lutou para que elas fossem.
E por que lutou? Porque tinha o Espírito Santo.
E por que tinha o Espírito Santo? Porque buscou em primeiro lugar o Reino de Deus.
Por que buscou em primeiro lugar o Reino de Deus? Porque prefere ser e manter-se salvo do que apenas conquistar bênçãos na terra.

"[...] não atentando nós para as coisas que se veem, mas para as que não se veem; pois as coisas que se veem são temporárias, e as que não se veem, eternas." 
2 Coríntios 4:18

Não atentar = não dar prioridade.

Coisas que se veem            x       Coisas que não se veem

marido/esposa                                                                Deus                                                  
família                                                              Reino de Deus
casa                                                                  Espírito Santo
carro                                                                              alma
dinheiro                                                         campo espiritual
campo físico                                                     


As demais coisas (temporárias) só serão acrescentadas quando o Reino de Deus (salvação e Espírito Santo) forem priorizados - colocados em primeiro lugar.

Porque não é de forma automática. É com luta. Luta que só o Espírito Santo pode dar condições de vencer - e manter a vitória.

"Por isso, não desmaiamos; mas, ainda que nosso homem exterior se corrompa, o interior, contudo, renova-se de dia em dia. Porque essa tribulação momentânea nos produz uma medida que supera toda medida, um eterno peso de glória." 
2 Coríntios 4:16-17

Quem tem ouvidos para ouvir, ouça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.