29 de janeiro de 2013

A importância de registrar



"Até quando, SENHOR, clamarei eu, e tu não me escutarás? Gritar-te-ei: Violência! E não salvarás?" 
Habacuque 1:2

Nos tempos do profeta Habacuque, Judá (povo de Deus) estava passando por uma situação demasiadamente difícil. Havia muita injustiça e violência na terra, e Habacuque se pôs a clamar a Deus por uma resposta, e ficou aguardando a resposta d'Ele.



"Pôr-me-ei na minha torre de vigia, colocar-me-ei sobre a fortaleza e vigiarei para ver o que Deus me dirá e que resposta eu terei à minha queixa."
Habacuque 2

A resposta que Deus deu a Habacuque certamente não era a que ele esperava. Veja só o que Deus disse:

"O SENHOR me respondeu e disse: Escreve a visão, grava-a sobre tábuas, para que a possa ler até quem passa correndo."
Habacuque 2:2

Já posso até imaginar a cara do profeta quando Deus respondeu isso a ele! Provavelmente, ele deve ter pensado consigo mesmo: "Espere aí! Eu queria que o Senhor desse solução a esse problema aqui, e o Senhor me manda escrever uma visão?!"

Trazendo isso para a nossa vida, podemos ver claramente que "escrever a visão" é o que está faltando para a vida de muitos que servem a Deus. Seus problemas os tem sufocado, e eles recorrem a Deus para resolvê-los, e acabam se esquecendo que o primeiro passo para a solução são eles mesmo que têm que dar.

"Escrever a visão" nada mais é que registrar seus planos e projetos para futuro, escrever como você se vê daqui a alguns anos, colocar no papel a sua visão espiritual (já que você ainda não consegue ver a realização dessas coisas pela visão física). 

Quando o Senhor Jesus estava neste mundo, Ele perguntava às pessoas: O que queres que eu te faça? (Lucas 18:41). Ou seja, precisamos ter um objetivo definido, precisamos saber exatamente o que iremos pedir e o que queremos de Deus. Se você não sabe o que quer do futuro, não definiu seus planos e projetos, como Deus realizará todos eles? 

Se de um lado existem pessoas que não têm seus objetivos bem definidos, do outro existem aquelas que sabem muito bem o que querem, mas, por não registrar esses projetos, acabam por esquecê-los, e, consequentemente, não fazendo o que é necessário para que se tornem realidade.

Quando registramos aquilo que queremos e colocamos em um lugar de destaque para que todos os dias possamos ver, a nossa palavra escrita ali cobra de nós uma atitude, e nos leva a meditar sobre o que podemos fazer para que ela se materialize. Além disso, oramos mais por aqueles projetos, e agimos em favor deles todos os dias. E o que parecia ser uma coisa tão boba acaba fazendo toda a diferença (digo isso por experiência própria).

Em vez de ficar fazendo orações vazias, registre, escreva aquilo que você quer, saiba bem onde quer chegar e o que quer que aconteça em sua vida. Caso contrário, não estará abrindo espaço para que Deus possa agir.

Deus trabalha em cima de oportunidades. Se Ele não encontra oportunidades para trabalhar (uma fé sobrenatural, uma atitude nossa, um coração aberto), certamente Ele não poderá fazê-lo. Da mesma maneira, Deus também está a procura de homens e mulheres que se dispõem a serem usados para que Ele se manifeste em uma nação inteira.

E olhe só o que Deus diz a respeito da visão que escrevemos:

"Porque a visão ainda está para cumprir-se no tempo determinado, mas se apressa para o fim e não falhará; se tardar, espera-o, porque, certamente, virá, não tardará."
Habacuque 2:3

É óbvio que as coisas não vão acontecer da noite para o dia. Será preciso perseverar, mas isso já será mais fácil se a visão estiver registrada. Assim, dificilmente você se desviará do foco ou empurrará as suas responsabilidades com a barriga. 

E quem tem ouvidos para ouvir, ouça. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.