1 de abril de 2013

Duas vozes, uma palavra (?)


O mal não se cansa de bolar estratégias para nos fazer desistir da fé e regressar no caminho. Ele nos conhece muito bem, sabe quais são nossos pontos fortes e nossas fraquezas. Por isso, sempre nos ataca no nosso lado mais frágil, obviamente. 
Para a grande maioria das pessoas, que vive longe da disciplina do Reino de Deus, o diabo investe em pensamentos para que essas pessoas achem a Palavra de Deus algo absurdo, julgando-na ser mentira e perda de tempo. Ou seja, o mal age justamente para que elas jamais se aproximem da verdade. Mas o diabo sabe que esses pensamentos não funcionam mais para aqueles que já experimentaram do poder e da presença de Deus, e que, dia após dia, andam em Sua presença, procurando fazer a vontade do Senhor Jesus e mantendo a salvação da alma.


Então... Qual seria a estratégia de Satanás para enfraquecer o povo de Deus? Ora, é a mesma que ele usou contra o próprio Senhor Jesus. O diabo usa trechos da palavra de Deus para tentar enganar a muitas pessoas.

Muitos ficariam - ou estão - perplexos ao ler essa última frase. "Mas como pode o diabo enganar com a Palavra de Deus, se ela é uma verdade pura e santa?". A resposta não é tão complicada assim: o mal distorce o sentido da Palavra. E, através dessa pequena distorção, tenta - e muita vezes consegue - fazer um grande estrago.

Vamos dar uma olhada pouco a pouco na passagem que relata a tentação do Senhor Jesus:

"Então, o diabo o levou à Cidade Santa, colocando-o sobre o pináculo do templo e lhe disse: Se és Filho de Deus, atira-te abaixo, porque está escrito: Aos seus anjos ordenará a teu respeito que te guardem; e: Eles te sustentarão nas suas mãos, para não tropeçares nalguma pedra."
Mateus 4:5-6

Veja que o mal distorceu o sentido original da Palavra de Deus para tentar desviar o Senhor Jesus do caminho certo - se ele tentou fazer isso com o próprio Senhor Jesus, imagine o que tenta fazer com a gente! - para que, havendo Ele caído na armadilha, se enchesse de dúvidas e medos. 

E não é isso que o mal tem feito, até mesmo através das religiões? Muitos por aí tem usado trechos isolados da Bíblia para tentar justificar suas mentiras proclamadas. E muitas pessoas acabam caindo nessa esparrela toda porque não leem a Bíblia, consequentemente, não conferem todo o contexto do versículo, e acabam aceitando todas as palavras cuspidas em seus ouvidos, aceitando-as como verdade - e a culpa é só delas; quem mandou não provar os espíritos e ter interesse nas coisas de Deus?!

Vamos ver qual foi a reação do Senhor Jesus em relação a palavra enganosa do mal:

"Respondeu-lhe Jesus: também está escrito: Não tentarás o Senhor, teu Deus."
Mateus 4:7

Jesus também usou a Palavra de Deus para resistir a tentação - mas em seu contexto verdadeiro, evidentemente. 

Então isso quer dizer que existem coisas na Palavra de Deus que são verdade e outras que são mentira? É claro que não!!! Como já disse, o contexto de cada versículo deve ser analisado através de meditação para então compreendermos a verdade.

No versículo que o diabo usou para tentar Jesus, é realmente verdade que Deus dá ordens aos seus anjos ao nosso respeito para nos livrar do mal, mas Deus não fala isso para que a gente vá fazer um tanto de besteira contando com a proteção de Deus. Nesse versículo, Deus quer dizer que os anjos dele nos guardarão do mal ao nosso redor. Percebe a diferença?

Às vezes, o mal é bem sutil em relação a essa tática. Devemos tomar muito cuidado com isso. Mas como poderemos ter a certeza se a voz que estamos ouvindo é de Deus ou do diabo? Se é a mesma palavra, como provar os espíritos, quando nem mesmo com o contexto bíblico consigo fazer?

Parta desse esclarecimento: A voz de Deus vem com a certeza. A voz do diabo vem com a dúvida.

Através da voz de Deus, tudo se liga, se esclarece, tudo faz sentido.

Com a voz do diabo vem a dúvida, misturando passado com presente, fazendo uma verdadeira bagunça, deixando-nos desnorteados e desesperados, pensando mil coisas que não tem nada a ver.  

De repente, tudo está indo bem para você, até que vem um maldito pensamento que acaba com seu dia. Aí você fica alimentando ele, começa a ficar preocupado, aquilo começa a te tirar a paz e te afastar de Deus. Reaja enquanto há tempo!!! Se está te fazendo esse mal todo, então você já sabe quem é o dono dessa voz aí! 

E sabe qual é a melhor resposta para darmos pro diabo? O fogo!!!

Nunca se esqueça: quer seja no deserto, quer seja num momento difícil ou até mesmo em uma fase ótima da sua vida, o mal tentará contra sua fé. Se a voz vem com a certeza - ainda que seja uma dura repreensão e uma dura verdade - você, por estar em comunhão com Deus, sentirá desejo de fazer a coisa certa e a fará. Mas se a voz vem com a dúvida, por estar em comunhão com Deus, você achará aquilo muito estranho, meio suspeito, então, rejeite na hora!

Quem tem ouvidos para ouvir, ouça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.