18 de junho de 2013

"A casa dos ímpios será assolada; mas florescerá a tenda dos retos."

Provérbios 14:11

Quem são os ímpios e quem são os retos (justos)?
Ímpios não são apenas aqueles que cometem crimes e fazem coisas más. Retos (justos) não são aquelas pessoas boas ou bondosas. 
Ímpios, aos olhos de Deus, são TODOS aqueles que não aceitaram o Senhor Jesus como Senhor e Salvador de suas vidas. Retos (justos) são todos aqueles que O aceitaram e vivem a fé n'Ele dia após dia.

Por quê, no versículo acima, os ímpios moram em casas e os justos em tendas?
Casa = moradia fixa
Tenda = moradia que pode ser transportada e montada em qualquer outro lugar (vida nômade)

Para essa diferença de moradias existe um motivo. Na verdade, essas moradias não são físicas, mas são espirituais.
O ímpio morando em uma casa significa que sua opinião é inflexível, e que ele não está disposto a sacrificar o seu eu em favor da fé no Senhor Jesus (moradia fixa, imutável). Já o reto morando em uma tenda, significa que, para onde Deus o mandar, ele vai. Significa submissão, sacrifício dos próprios planos e da própria vida em favor de sua fé. 

E tem mais: está escrito que a casa dos ímpios será assolada. Quer dizer que, embora sua vida pareça boa e estável (moradia fixa), no final das contas ela terá sido vã e infeliz (já o é, no fundo). Enquanto isso, a tenda dos retos florescerá: embora sua vida pareça difícil e ruim, ele colherá bons frutos, felicidade, paz e salvação. 







Um comentário:

  1. Ótima reflexão viu, realmente a vida com Deus exige sacrifícios, e sempre é contrária aos nosso planos e caminhos. Ou seja, servir ao Senhor Jesus, é aceitar ser guiado por Ele, confiando Nele cem por cento.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.