27 de julho de 2013

O que devo fazer para ser salvo?

"Então, o carcereiro [...] disse-lhes: Senhores, o que devo fazer para ser salvo? Eles disseram: Crê no Senhor Jesus Cristo, e serás salvo, tu e tua casa."
Atos 16:29-31

É aí que muitos suspirariam aliviados, e diriam para si mesmos: "Ufa! Que alívio! Então estou salvo(a)! Eu creio em Deus...". Mas o significado da palavra crer é muito mais profundo do que se imagina. 

Crer em Deus NÃO é apenas acreditar em Sua existência - como acontece com a maioria das pessoas. Mas crer em Deus significa acreditar em Sua Palavra, de tal maneira a obedecê-la. Logo, toda crença envolve uma ação, uma atitude.

Você crê que vai chover naquele dia, então, você pega seu guarda-chuva antes de sair de casa. Você crê que o médico tem conhecimento para curá-lo, consequentemente, seguirá suas instruções. Você crê que será feliz com a pessoa que ama, logo, assume um compromisso com ela. Em todos esses exemplos vemos como a crença é seguida por uma atitude correspondente - isto é, quando a crença é verdadeira. Ora, se você cresse que o mecânico consertaria o seu carro, acaso você ficaria de braços cruzados esperando que ele se conserte sozinho? É claro que não! Você levaria o carro até o mecânico.

Da mesma forma: se você cresse em Deus, viveria sua vida de qualquer maneira sabendo que terá que prestar contas a Ele?

Muita gente diz crer. Inclusive já ouvi pessoas dizerem esse absurdo: "Creio em Deus à minha maneira". E é aí que está o grande erro! Para se ter aliança com Deus, devemos viver à maneira d'Ele. Se seguir a Deus da nossa maneira fosse suficiente para obter a salvação, então Deus não precisaria deixar a Sua Palavra, não precisaria usar homens para escrever a Bíblia. Afinal, todos já viveriam de acordo com seus próprios corações mesmo...

As palavras seguintes serão como um golpe de espada em seu peito, amigo(a), mas tenho que lhe dizer: Se você não viver de acordo com a Palavra de Deus, você não será salvo. Se você não crer (acreditar+tomar atitude) em Deus, não tem como passar a eternidade no Reino d'Ele.

Observemos, no versículo no início da postagem, um pequeno grande detalhe: está escrito que se deve crer NO SENHOR JESUS. Sabemos que Jesus e Deus são um só, mas porque os apóstolos se referiram a Deus usando o nome do Senhor Jesus?

Existem religiões e pessoas que acreditam em Deus, mas não acreditam em Jesus. Acaso poderiam eles ser salvos? De maneira nenhuma! 

"Justificados, pois, pela fé, temos paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo."
Romanos 5:1

A justificação - ou seja, a salvação de uma pessoa - se dá pela fé por meio do Senhor Jesus. Não há outro caminho. Não há caridade, bondade, honestidade, caráter, obras que te justifiquem, amigo(a). O que te justifica - ou seja, o que te faz ser limpo diante de Deus, o que te salva - é a fé em Jesus. 

É claro! Todos cometemos pecados, mas nos reconciliamos com Deus, apenas temos paz com Ele se somos lavados pelo sangue do Senhor Jesus. E nós só somos lavados com esse sangue quando cremos no sacrifício que Ele fez por nós.

E, quem crê em Jesus, faz o que Ele ensinou, dá crédito às suas palavras.

A atitude tomada pelo carcereiro e pela sua família mostrou que a crença deles era verdadeira:

"[...] E, em seguida, foi batizado, ele e todos os seus. [...] e regozijou-se, com toda a sua casa, por haver crido em Deus"
Atos 16:33

Não há como crer em Deus e não crer no Senhor Jesus ao mesmo tempo, visto que são um só. 
Não há como crer em Jesus sem obedecê-Lo.
Não há como ser salvo se você não crer.

Quem tem ouvidos para ouvir, ouça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.