14 de fevereiro de 2014

Segundo o coração de Deus

A Bíblia relata que Davi era um homem segundo o coração de Deus (1 Samuel 13:14 e Atos 13:22). É o único homem da qual a Bíblia fala isso. O mesmo não está registrado em relação a Saul, por exemplo.

Logo, podemos chegar à conclusão de que muitas são as pessoas que são de Deus. Mas nem todas essas pessoas são segundo o coração de Deus (Saul era de Deus, mas não era segundo o coração de Deus).

Podemos notar também que ser segundo o coração de Deus NÃO TEM A VER com o recebimento do Espírito Santo. Porque Saul, apesar de ter recebido o Espírito Santo, não era segundo o coração de Deus, já Davi, ANTES mesmo de receber o Espírito Santo, já era segundo o coração de Deus. Logo, ser segundo o coração de Deus tem a ver com o espírito da própria pessoa.

E o que é ser segundo o coração de Deus?
Analisemos as características de Davi:

Obediência. Já era obediente a começar em relação aos seus pais. Sua obediência também se estendeu ao seu relacionamento com Deus. O que o mandavam fazer, ele fazia com amor.

Dava a vida pelas ovelhas. Enfrentou o urso e o leão para livrar uma das ovelhas de seu pai. Ele tratava cada ovelha como única, especial e insubstituível. 

Respeitava as autoridades. Poupou a vida de Saul mesmo quando este já havia se corrompido e não tinha nada a ver com Deus. Davi teve temor para com aquele que um dia havia sido ungido por Deus, e não desrespeitou a Saul mesmo ele estando errado.

Arrependimento. Ele não apenas sentia remorso dos erros que cometia, mas se arrependia deles, de tal maneira que nunca mais voltava a praticá-los.

Sinceridade. Davi nunca disse ser alguém que não era. 

Visão de Deus. Davi não se preocupava em fazer o que era de seu próprio interesse, mas buscava pelos interesses de Deus.

Atribuía suas vitórias a Deus. Não deixava seu coração se exaltar pelas suas obras, mas deixava claro que sem Deus não chegaria aonde chegou.

Ser segundo o coração de Deus é uma escolha de nossa exclusiva responsabilidade. O Espírito Santo, embora molde o nosso caráter, nunca agirá acima das nossas vontades. O Espírito de Deus nos molda em tudo, mas nem mesmo Ele ousa tocar na nossa personalidade e no nosso querer.

Se quisermos ser segundo o coração de Deus, comecemos a agir já, porque Deus não fará isso por nós. Isso tem que partir de cada um, através de pequenas atitudes do nosso dia-a-dia, que farão toda a diferença no futuro. Por pequenas atitudes, Deus escolheu a Davi, e por pequenas atitudes também, Deus rejeitou a Saul.


Li algo muito forte em relação ao comportamento de Davi que não poderia deixar de mencionar aqui. Davi era "um pastor que se portava como um rei, porque um dia seria rei com as virtudes de um pastor".

Quem quer ser segundo o coração de Deus?

Quem tem ouvidos para ouvir, ouça.

2 comentários:

  1. Temos que seguir a vontade de Deus
    Amei o post
    Beijos Nath (Blog da Cantini)
    http://blogdacantini.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Muito forte! Realmente Davi era um homem admirável, e isso o tornou especial... pela sua humildade, temor, amor e dedicação. Essas características nós devemos buscar ter. Muito forte mesmo, gostei :)

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.