28 de julho de 2014

1º Capítulo: faça Deus desejar seu nascimento

Saiba mais sobre o propósito de João aqui.

“…os quais não nasceram do sangue; nem da vontade da carne, nem da vontade do varão, mas de Deus” 
João 1:12

Imagine uma pessoa nascer porque Deus quis? Não simplesmente porque um casal se relacionou - mas por pura vontade divina? Nesse caso, ocorreria com ela o mesmo que ocorreu com o próprio Senhor Jesus. Ele veio a esse mundo em forma humana porque Deus assim desejou - e não porque um casal gerou um filho -, a fim de que através d'Ele o homem pudesse voltar a ter um relacionamento com Deus e alcançar a salvação. 

A verdade é que todos nós podemos nascer de novo. Isto é, nascer por vontade de Deus - uma vez que já nascemos por vontade humana. Significa que podemos ser pessoas novas, diferentes de como nascemos e nos tornamos com o passar do tempo. Mas isso só é possível quando Deus opera o novo nascimento, trocando nossos pensamentos, caráter e coração.

É certo que o desejo de Deus é que todos nascessem de novo. Mas existem pessoas que desejam isso por motivos errados, o que impede a ação divina em suas vidas. Afinal, quais são os motivos que levam o Espirito de Deus a operar o novo nascimento? O que o faz desejar seu nascimento, individualmente falando? 

Para despertar em Deus o desejo de nos fazer nascer de novo, é preciso demonstrar que estamos realmente dispostos a viver uma nova vida. Parece óbvio, mas muita gente quer nascer de novo levando os velhos pensamentos, as velhas manias, os velhos objetivos, as velhas situações - na verdade, não estão querendo nascer de novo, apenas desejam revitalizar suas velharias.
É como restaurar um móvel antigo. Você pode lixar, pintar, envernizar, reforçar a estrutura, trocar os puxadores... Mas ele não deixará de ser velho por causa disso. Terá apenas aparência de novo. Por isso que móveis restaurados são ótimos como itens de decoração, mas normalmente não são adquiridos para armazenar coisas em grande volume - ou seja, a estética predomina a utilidade. 
O que você quer para sua vida? Algo velho esteticamente restaurado, para decorar uma vida de aparência? Ou algo realmente novo, que, além de ser agradável aos olhos, tem estrutura para aguentar os pesos e situações contrárias, realmente eficaz em suas funções?
Deus quer que nasçamos de novo para que estejamos vivos para Ele. E Ele opera isso em nós quando temos esse mesmo objetivo. Quem está vivo para Deus, está vivo para as coisas de Deus. Ou seja, está presente, é útil, é ouvinte e praticante, é luz, é energia. Do contrário, quem não nasceu de Deus, está morto para Ele. Não que é que Deus não se importa com você, mas Ele simplesmente não pode contar com você - pois como contar com alguém que está morto? Alguém que não ouve a Sua Palavra, não luta pela salvação das almas, não vê as coisas invisíveis? Alguém que não vive para os propósitos de Deus?

Livre-se das coisas velhas e abra espaço para as coisas novas chegarem. 

Deus conhece nossas intenções, e é propício a cada uma delas. Por que você deseja nascer de novo? Porque disseram que será bom pra você? Porque você visa os benefícios apenas para sua vida? Porque você espera resolver seus problemas através disso?

Quando você decidir começar - ou recomeçar - do zero, Deus te fará nascer de novo. E você será semelhante ao Senhor Jesus, pois nascerá pela vontade de Deus, terá o caráter d'Ele e estará neste mundo para que, através de você, as pessoas conheçam a Deus e alcancem a salvação.

Faça Deus desejar seu nascimento. Quem tem ouvidos para ouvir, ouça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.