9 de fevereiro de 2015

A Sabedoria e a Loucura

No capítulo 9 de Provérbios, podemos ver escrita de forma representativa o que acontece nos dias atuais. Consequentemente, podemos aprender a agir da maneira correta sem precisarmos errar primeiro - temos a oportunidade de aprender com os erros das outras pessoas.

Neste capítulo, Salomão fala da Sabedoria e da Insensatez de forma personificada. A Sabedoria é associada à  Deus, enquanto a Loucura é representada por uma mulher ignorante.

Vejamos o que Deus faz:

"A Sabedoria edificou sua casa, lavrou as suas sete colunas, carneou os seus animais, misturou o seu vinho e arrumou a sua mesa. Já deu ordens às suas criadas e, assim, convida desde as alturas da cidade: Quem é simples, volte-se para aqui. Aos faltos de senso diz: Vinde, comei do meu pão e bebei do vinho que misturei."
Provérbios 9:12

Deus prepara um banquete - uma vida de qualidade -, e dá ordem aos seus servos para convidarem as pessoas para esse banquete. Ele oferece a Sua casa (abrigo, proteção), a Sua mesa (honra), Seu pão e Seu vinho (o saciar de todas as nossas necessidades preparado por Ele). Observem que os servos convidam desde as alturas da cidade (onde a Casa de Deus está, desde ali até os lugares mais baixos da cidade). Os servos são todos aqueles que servem a Deus.

Mas, veja o que acontece quando as pessoas começam a subir para participarem do banquete da Sabedoria, que é Deus:

"A Loucura é mulher apaixonada [...] ignorante. [...] Assenta-se à porta de sua casa, nas alturas da cidade, toma uma cadeira, para dizer aos que passam e seguem direito o seu caminho: Quem é simples, volte-se para aqui. E aos faltos de senso diz: As águas roubadas são doces, e o pão comido às ocultas é agradável."
Provérbios 9:17

A Loucura é associada à imagem de uma mulher apaixonada e ignorante por vários motivos. Primeiro: quando uma pessoa é guiada pela paixão, ela é guiada pelo engano. Segundo: quando uma pessoa é ignorante, ela não sabe o que é a coisa certa. Terceiro: a mulher tem um grande poder de influência. Logo, deduzimos que a Loucura é enganosa e errada, mas exerce uma grande influência na vida dos distraídos. Também podemos dizer que a Loucura é o oposto de Deus, ou seja, é o próprio diabo.

Perceba que a casa da Loucura também fica nos lugares altos - não tão alto quanto à casa da Sabedoria, mas no caminho que leva até ela. Justamente porque é um ponto estratégico para pegar quem estava indo no caminho certo, quem estava indo para o banquete da Sabedoria - conforme diz o versículo 17. Veja que a Loucura não oferece casa (abrigo, proteção), nem mesa (honra), como a Sabedoria, mas apenas uma água doce e um pão agradável (o saciar imediato das necessidades). Além disso, oferece uma caminhada mais curta - se alguém aceita seu banquete, não precisa subir mais para ir ao banquete de Deus.

Em outras palavras: o banquete de Deus, que inclui abrigo e proteção, honra e o saciar das nossas necessidades preparado por ele, tem sido trocado por muitos pelo banquete do diabo, que inclui apenas o saciar imediato das nossas necessidades.

Significa dizer que, por causa da ansiedade (desejo de conquistar rápido), do cansaço (não quer caminhar mais) e da fome (necessidade humana), as pessoas deixam de buscar a Sabedoria e se entregam aos conselhos da Loucura. Não chegam até Deus porque se entregam aos conselhos do diabo.

O fim dessas pessoas está descrito no versículo seguinte:

"Eles, porém, não sabem que ali estão os mortos, que os seus convidados estão nas profundezas no inferno."
Provérbios 9:18

Não podemos trocar nossa salvação por causa dos desejos da nossa carne. Não podemos trocar o eterno pelo temporário. Não podemos nos contentar com um pão e uma água qualquer, mas devemos nos esforçar para comer do pão e do vinho preparados por Deus para saciar as nossas necessidades. Isso vale para todas as áreas da nossa vida.

Não se contente com qualquer pessoa para ser seu esposo(a), mas se esforce pela pessoa que Deus preparou para você.
Não se contente apenas com um título, mas se esforce pela unção que Deus preparou para você.
Não se contente com um negócio desonesto, mas se esforce pela empresa abençoada que Deus preparou para você.
Não se contente com uma religião, mas se esforce pela verdadeira vida que Deus preparou para você.
Não se contente com a aprovação dos seus familiares em relação a sua fé, mas se esforce pela verdadeira conversão que Deus preparou para eles.

Não deixe o diabo saciar suas necessidades imediatamente. Deixe Deus saciá-las no tempo certo e da maneira certa.

Quem tem ouvidos para ouvir, ouça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.