3 de abril de 2015

7 dias para ouvir dos pedidos de Deus - 4º dia: Seja fiel ao seu voto

O quarto herói da fé escolhido por Deus para dar continuidade ao Seu plano de salvação foi Jacó.


"Disse Deus a Jacó: Levanta-te, sobe a Betel e habita ali; faze ali um altar ao Deus que te apareceu quando fugias da presença de Esaú, teu irmão." 
Gênesis 35:1



"E edificou ali um altar e ao lugar chamou El-Betel; porque ali Deus se lhe revelou quando fugia da presença de seu irmão."

Gênesis 35:7


Vamos atentar para os detalhes. Jacó estava habitando em um lugar diferente do qual Deus havia se revelado para ele pela primeira vez. Depois de passar por momentos muito difíceis - sua filha havia sido abusada e os seus filhos sitiaram uma cidade inteira de forma cruel - é de se imaginar que Jacó estava muito abalado. Quem sabe, tenha lembrado das palavras que Deus havia dito a ele naquela noite ("Em ti e na tua descendência serão abençoadas todas as famílias da terra." Gênesis 28:14), e pensado consigo mesmo: "Como isso poderá acontecer depois de tantas tragédias?".

Deus fez Jacó retornar ao local onde tudo havia começado para fazê-lo lembrar da aliança que havia entre eles. Em outras palavras, Deus disse a Jacó: mantenha o seu voto, porque Eu estou mantendo o Meu, embora você não consiga ver. Foi por isso também que Deus pediu para Jacó edificar um altar naquele local - altar é lugar de sacrifício, ou seja, Jacó deveria sempre fazer sacrifícios em favor do seu voto com Deus.

Devemos honrar com a palavra que empenhamos a Deus, ainda que as situações ao nosso redor mudem, porque é exatamente isso que Deus faz. Ele honra a Sua palavra até mesmo quando isso parece impossível.

O fato de Deus pedir para Jacó habitar no mesmo lugar onde ele havia feito seu voto era justamente para que Jacó não desanimasse diante das situações contrárias. Ele deveria manter a mesma confiança, a mesma entrega, o mesmo desprendimento e a mesma fé de quando ele fez uma aliança com Deus. Jacó deveria ser o próprio sacrifício sobre aquele altar em Betel, sem se esquecer do que Deus havia revelado para ele. Se Jacó tivesse esquecido, hoje não poderia ser considerado um herói da fé.

O quarto pedido de Deus para você é: seja fiel ao seu voto. Honre a palavra que você empenhou a Deus, ainda que a tenha empenhado há muito tempo, ainda que tudo a sua volta tenha se transformado. Tudo pode mudar, menos o seu voto.

Quem tem ouvidos para ouvir, ouça o pedido de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.