28 de junho de 2015

Como se valorizar

"...aos que Me honram, Eu honrarei, porém os que Me desprezam, serão desmerecidos"
1 Samuel 2:30

Deus é o maior exemplo de autovalorização que existe. E Ele mostra nesse versículo como faz isso na prática, para que possamos agir da mesma maneira. 

De acordo com a referência bíblica, a valorização própria consiste em duas atitudes simples e inteligentes:

1) honrar aos que lhe honram
2) desmerecer os que lhe desprezam

Honrar os que lhe honram significa apreciar e retribuir o bem que o outro lhe faz. Quem se valoriza sabe valorizar as outras pessoas também. Por isso, é grato, generoso e justo. 

Note que, ao contrário da lógica da primeira atitude, Deus não despreza quem O despreza. Ele apenas o desmerece, ou seja, aquela pessoa torna-se indigna da Sua presença, da Sua atenção, do Seu investimento e do Seu cuidado. Logo, a atitude que devemos tomar em relação aos que nos desprezam não é desprezá-los, mas simplesmente não gastar nossas energias com eles. Essa reação consiste em não permitir que o desprezo deles nos atinjam, e não no desejar ou fazer o mal a eles.

Por não atentarem para esses princípios da autovalorização, muitos têm perdido seus relacionamentos, sua felicidade e sua reputação. Alguns, por não se valorizarem, não valorizam o que os outros fazem por eles, muito menos o que os outros são. Acham que merecem receber, mas que não precisam dar - e isso, ao contrário do que parece ser, não é sinal de um padrão elevado, mas de um vazio interior que nunca é saciado, por mais que os outros façam coisas boas por eles. Essas pessoas não encontram realização em nada, são eternas insatisfeitas e acham que o problema está no seu próximo, que nunca faz o bastante. Enquanto isso, outros acabam se submetendo a situações vergonhosas, gastando sua energia com quem lhes despreza. Esses insistem em oferecer sua presença, atenção, investimento e cuidado a alguém que só lhe faz mal. Quem nunca soube da história de alguém que, por exemplo, continuou se relacionando com quem o agride e trai? Há ainda aqueles que partem para outros extremos, optando pelo isolamento, pela vingança, pela superexposição...

Faça como Deus: guarde sua energia para gastar com aqueles que fazem o mesmo esforço por você. Ela é muito preciosa para ser gasta com quem somente irá consumi-la até que ela se esgote por completo, sem ajudá-lo a se reabastecer depois. Mas nunca se esqueça que o desmerecimento não é definitivo - pode chegar o dia em que quem lhe despreza hoje mudará suas atitudes e passará a merecer algo de você. Deixe a porta e o seu coração abertos para quando esse dia chegar. Foi assim que Deus fez conosco, e é assim que devemos agir para com o nosso próximo.

Quem tem ouvidos para ouvir, valorize-se!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.